domingo, 1 de abril de 2012

Ida

Ida é o canal esquerdo. Transportador das correntes lunares, Ida tem natureza feminina, sendo celeiro da produção de vida, a energia materna. Ida é nutrição e purificação, por isso é chamado de Ganga (Ganges). Algumas vezes é representado como olho esquerdo. No Svara Yoga representa a respiração "esquerda". Esquerda é descrita no Tantra, como de natureza magnética, feminina, visual e emocional. Na prática do Pranayama (respiração do yoga), com exceção do surya bhedana pranayama, a puraka (inalação) começa pela narina esquerda. Isto excita o Nadi Ida, pois este nadi se origina no testículo esquerdo e termina na narina esquerda. A respiração específica pela narina esquerda excitará o Nadi Ida, e seus produtos químicos nutridores purificação a química o corpo, benefício facilmente obtido pela meditação. A Shiva Svaradaya e a Jnana Svarodaya recomendam que todas as atividades importantes, em especial as que proporcionam estabilidade para a vida, são mais bem desempenhadas quando Ida está operando.
No sistema do Svara Yoga, os praticantes observam o hábito de manter a narina esquerda aberta durante o dia para equilibra a energia solar recebida durante este período. O Nadi Ida é de natureza sattvika, e mantê-lo em operação durante o dia (que é dominado pela energia rajasika) faz aumentar sattva, criando um equilíbrio para si próprio; tornando-nos mais relaxados e mais alerta mentalmente. O Nadi Ida é responsável pela restauração energética do cérebro. Está situado no lado esquerdo da meru danda e tem sido confundo com a cadeia de gânglios nervosos conectadas às fibras nervosas chamadas de cordão simpático. Existe similaridade, talvez porque o sistema simpático controle e influencie a respiração, estando esta ligada as narinas; como existe correlação entre o chakra e as glândulas endócrinas, a definição exata ainda não foi documentada na Medicina ocidental. Ida não é nervo, nem cordão nervoso; é um nadi manovhi. Em várias culturas diferentes, especialmente na Índia, a lua (em sânscrito, chandra) está relacionada à psique. No Purusha Sukta lê-se que: "Chandrama Manaso jatah", isto é, "A lua nasceu dos manas de Virat Purusha {Ser Supremo}".
A "respiração lunar" (narina esquerda) é chamada de Ida no Svara Yoga. Os yogis identificam Ida como sendo um nadi pranavahini, e o consideram um dos mais importantes nadis manovahi. O prana, com o auxílio de Ida, é capaz de fluir para dentro e para fora da narina esquerda. Durante o ciclo crescente da lua (da lua nova para a cheia), Ida domina por nove dias, nos quinze do nascer ao pôr-do-sol. Ainda não foi possível a localização deste nadi através de modernos aparelhos técnicos, mas o aspecto pranavahi de Ida pode ser claramente sentido nos efeitos do svara sadhana (seguidores da Ciência da Respiração), e pela prática do pranayama.
 
Glaucia Cerioni - Professora e Praticante Yoga 

Copyright© 2013 ~ Hot Stock ~ Todos os Direitos Reservados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário