domingo, 1 de abril de 2012

Pingala

Pingala é um canal direito. Transportador de correntes solares, Pingala é de natureza masculina, e um depósito de energia destrutiva. É conhecido como Yamuna. À sua maneira, Pingala é também purificado, mas limpa como fogo. Pingala algumas vezes é representado como olho direito. No Svara Yoga, Pingala representa a respiração pelo lado direito, isto é, a respiração que flui pela narina direita. O lado direito é de natureza elétrica, masculina, verbal e racional. O Nadi Pingala torna o corpo físico mais dinâmico e eficiente, sendo ele quem fornece mais vitalidade e mais poder masculino. Realiza-se o surya bhedana pranayama (respiração para aumentar o poder sol/direita) para ampliar o vigor, a resistência e a energia solar. O surya bhedana pranayama é exceção no reino da respiração do Yoga: neste pranayama a respiração começa pela narina direita, excitando o Nadi Pingala. No svara yoga admite-se claramente que o Nadi Pingala torna um homem "puramente homen", assim como Ida torna a mulher "puramente mulher". A predominância da narina direita é recomendada para atividades físicas, trabalhos temporátios, discussões, debates e, naturalmente, duelos.
A prática do yoga, de deixar a narina direita aberta à noite, quando a energia solar é menos forte, mantém o equilíbrio do organismo saudável. Deixar o Nadi Ida ativo durante o dia e o Pingala durante a noite, aumenta a vitalidade e a longevidade. Pingala é de natureza rajasika (energética), e mantê-lo ativo durante as horas noturnas de indolência aumenta a saúde holística do organismo.
O sol, dizem os yogis, está relacionado com os olhos de Virata Purusha. Segundo o Prusha Sukta: "Chakshore suryo ajayatah", isto é: "O sol vem pelos olhos", significando que o sol nasce dos olhos de Virata Purusha. Os olhos são o veículo do sol. Os olhos discriminam. Eles – e o sol estão relacionados ao intelecto e ao cérebro racional. A noite é tempo de fantasia. Os grandes pensadores utilizam a noite para contemplar. Diz-se que "quando é noite para as pessoas do mundo, é dia para os yogis". Pingala como Ida, é um Nadi Manovahi. Pingala é mais ativo durante o ciclo decrescente da lua (da cheia para nova) e opera nove dias em quinze, do nascer ao pôr-do-sol. Atinge-se o controle total dos Nadis Ida e Pingala através da prática, regular dos pranayamas e com muita (disciplina).

Glaucia Cerioni - Professora e Praticante Yoga 

Copyright© 2013 ~ Hot Stock ~ Todos os Direitos Reservados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário