domingo, 1 de abril de 2012

SVADHISTHANA - SEGUNDO CHAKRA

NOME DO CHAKRA: SVADHISTHANA - SEGUNDO CHAKRA

SIGNIFICADO DO NOME DO CHAKRA: "Lugar-Morada do Ser"
LOCALIZAÇÃO: Plexo hipogástrico; genitais.
COR BIJA (SEMENTE): Dourada.
SOM DO BIJA-VAM (VANG)
SOM DA PÉTALA BIJA: Bang, Bhang, Mang, Yang, Rang, Lang.
FORMA DO TATTVA: Círculo.
SENTIDO PREDOMINANTE: Paladar.
ÓRGÃO DO SENTIDO: Língua.
ÓRGÃO MOTOR: Genitais.
VAYU (AR): Apana Vayu (ver a descrição no primeiro chakra).
ASPECTOS: Procriação, família, fantasia. O elemento terra do Chakra Muladhara dissolve-se no elemento água do Chakra Svadhisthana. A fantasia penetra à medida que a pessoa começa a inter-relação com a família e os amigos. A inspiração para criar começa no segundo chakra.
TATTVA (ELEMENTO): Água.
COR DO TATTVA: Azul-Claro.
LOKA (PLANO): Bhuvar Loka, Naga Loka, o plano astral.
PLANETA REGENTE: Mercúrio (lunar, feminino).
FORMA YANTRA: O Círculo com o Crescente. A forma crescente da lua é o yantra deste chakra, de cor azul-clara. A forma do elemento água é circular. O segundo chakra é dominado pelo elemento água – a essência da vida.
Três quartos da terra são cobertos de água. As marés são governadas pela lua. Três quartos do peso corporal de uma pessoa são água. A lua afeta as pessoas sob a forma das marés emocionais. As mulheres possuem um ciclo mensal sincronizado com o ciclo da lua. O Chakra Svadhisthana é o centro da procriação, diretamente relacionado com a lua.
A relação vital entre a água e a lua é mostrada no yantra crescente dentro de um círculo branco do chakra da água. A lua desempenha um papel importante na vida das pessoas do “segundo chakra”, que atravessam muitas flutuações emocionais durante a mudança das fases da lua.

O CÍRCULO COM SEIS PÉTALAS: Fora do círculo branco estão seis pétalas vermelhas de lótus (mistura de escarlate e carmim), a cor do óxido de mercúrio. As seis pétalas representam as seis terminações nervosas importantes do segundo chakra. Assim como as quatro pétalas no primeiro chakra representam o fluxo de energia das quatro fontes e pelas quatro dimensões, as seis pétalas do segundo chakra mostram a energia que flui das seis dimensões. No segundo chakra, o esclarecimento linear do primeiro torna-se circular, com mais movimento e fluxo. O círculo branco simboliza a água, o elemento do Chakra Svadhisthana.

SOM BIJA: A concentração deve estar centrada no segundo chakra quando o bija VANG for repetido. Os sons da água ampliam o poder deste bija. Quando produzido de maneira apropriada, este som rompe qualquer bloqueio nas regiões inferiores do corpo, permitindo um fluxo energético sem obstruções.

VEÍCULO DO BIJA: Crocodilo (sânscrito, Makara). Movendo-se de modo serpentino, o crocodilo retrata a natureza sensual das pessoas do segundo chakra. O crocodilo captura a sua vítima através de vários truques. Aprecia flutuar, mergulhar fundo na água e tem um forte poder sexual. A gordura do crocodilo já foi utilizada no homem para aumentar a virilidade.
Os hábitos de caçar, realizar truques e fantasiar do crocodilo são qualidades de pessoas do segundo chakra. O ditado “chorar lágrimas de crocodilo” também é conhecido na Índia, referindo-se a falsa manifestação de emoção.

DEIDADE: Vishnu, o senhor da preservação. Vishnu representa o poder da preservação da raça humana; por isso está no segundo chakra, o local da procriação. Ele senta-se sobre um lótus cor-de-rosa. Sua pele é azul - lavanda, e ele usa dhoti amarelo-dourado. Uma estola de seda verde cobre seus quatro braços. Vishnu personifica os princípios da vida correta. Sua natureza é lilá, ou representação. Assume formas diferentes à sua vontade e representa papéis diferentes. É o herói do drama cósmico.
Os quatro braços de Vishnu sustentam quatro instrumentos essenciais para a diversão correta da vida: A concha contém o som das ondas do oceano. A concha de Vishnu representa o som puro que traz a liberação para os seres humanos. O chakra é o anel de luz que rodopia no dedo indicador da Vishnu. Este chakra é o símbolo do dharma. O Chakra Dharma gira em torno de seu próprio eixo; destrói os obstáculos, a desarmonia e o desequilíbrio. A roda, forma do chakra, representa o tempo. Permanecendo verdadeira em sua revolução, a roda do chakra cria o ciclo do tempo; se não estiver em conformidade com o ritmo cósmico, deve terminar.
A clava é feita de metal, um elemento terra, sendo instrumento de manutenção do controle sobre a terra. A alça traz o controle às mãos de Vishnu. A segurança terrena sob a forma de fortuna monetária é o primeiro requisito para os desejos sensuais e a vida sexual possam ser realizados.
A quarta mão de Vishnu traz um lótus cor-de-rosa claro. O lótus cresce no lodo e permanece luminoso, radiante e elegante. O lótus é puro – inafetado pelo ambiente. A flor abre-se com o primeiro raio de luz do sol e, com o último, fecha suas pétalas. Delicado e de perfume suave, o lótus é calmente para todos os sentidos.

SHAKTI: RAKINI. Shakti Rakini tem duas cabeças. Sua pele é rosa claro ( embora, segundo o Shat- chakra- nirupal, seja cor de um lótus azul). Usa usa um sari vermelho e jóias no pescoço e nos quatro braços. A primeira inspiração de arte e música vem de Shakti Rakini. Em suas quatro mãos encontramos os seguintes instrumentos:
Uma flecha: Atirada do arco de Kama (o senhor do amor erótico), esta flecha representa a natureza da pessoa do segundo chakra quando atira sua flecha para o objetivo desejado. Indica a impetuosidade do movimento ascendente deste chakra. A flecha de Shakti Rakini é a flecha dos sentimentos e emoções que trazem o prazer e a dor, à medida que desperta a dualidade.
Um crânio: o crânio simboliza a natureza do romântico que leva a cabeça em sua mão, com as emoções governando seu comportamento.
Um damaru (tambor): O tambor simboliza o poder do ritmo e do batimento do segundo chakra.
Um purusha (machado): O machado foi a primeira arma inventada pela humanidade. Com esta arma Shakti Rakini corta todos os obstáculos no segundo chakra.
As duas cabeças de Shakti Rakini representam a energia dividida no segundo chakra: o esforço das pessoas deste chakra é voltado para conseguirem equilíbrio entre o mundo sem e o mundo com. Neste chakra inicia-se a expansão da personalidade.
No primeiro chakra a motivação básica era alcançar a segurança monetária; a atenção era linear e seguindo em uma única direção. No segundo, a atenção era linear e seguindo em uma única direção. No segundo, a atenção é dividida entre os desejos e fantasias de natureza sensual.

EFEITOS DA MEDITAÇÃO: A centralização neste chakra permite que a mente reflita o mundo, como a lua reflete o sol. Adquire-se a capacidade de usar a energia criativa e sustentadora para elevar-se às artes refinadas e às relações puras, tornando-se livre da luxúria, ira, ganância, insegurança e ciúme.
Quando visualiza-se o Senhor Vishnu há uma sensação de paz contínua como um lago. A elevação do primeiro para o segundo chakra traz um esclarecimento lunar, refletindo a divina graça da criação e da preservação. Vishnu vê todos os mundos e preserva a criação do Senhor Brahma. Ele é benéfico com a tranqüilidade da natureza pura.

CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS NO CHAKRA SVADHISTHANA: Normalmente uma pessoa entre as idades de oito e quatorze anos age com a motivação do segundo chakra. Dormirá entre oito e dez por noite em posição fetal. Em termos de elementos, a terra é dissolvida em água. Em vez de permanecer sozinho e na defensiva, como no primeiro chakra, a criança começa a se chegar para a família e amigos para um contato físico. A imaginação aumenta. Satisfeita a necessidade de alimento e proteção, a pessoa está livre para visualizar o ambiente ou circunstância que deseja. A sensualidade entra nas relações como um novo esclarecimento da evolução do corpo físico.
O desejo de sensações físicas e fantasias mentais podem tornar-se um problema para a pessoa neste nível. 
A gravidez conduz a água para baixo e, assim, o segundo chakra pode ter um efeito de redemoinho, puxando para baixo na psique, levando o desassossego e confusão. Corpo e mente possuem limitações naturais, que devem ser respeitadas e compreendidas para haver saúde e equilíbrio. Comer, dormir e praticar sexo devem ser metódicos para corpo e mentem manterem-se harmoniosos e em paz.
Uma pessoa do segundo chakra com freqüência gosta de ser príncipe, senhor ou herói. A troca de papéis mantém a auto-estima elevada e nobre. Todas as culturas produzem histórias várias e poemas que enaltecem estes heróis, destruidores do mal.
 O chakra svadhisthana engloba o plano astral e os outros do entretenimento, fantasia, insignificância, ciúme, misericórdia, inveja e alegria. O plano astral é o espaço entre o céu e a terra. Aqui a terra se torna uma jóia, e os céus ficam ao alcance. A fantasia pode ser utilizada para favorecer as profissões e as belas artes. A insignificância é um estado de vazio e falta de propósito. Quando um mundo é visto com a mente negativa, nada excita, nada agrada, tudo fica perdido. A inveja e o ciúme surgem de um desejo de possuir o lugar ou as qualidades do outro. Isto resulta em um estado destruidor de ansiedade inquieta. O plano da alegria traz uma sensação de satisfação profunda. Ela penetra a consciência inteira da pessoa que evoluiu além dos aspectos do segundo chakra.

Copyright© 2013 ~ Hot Stock ~ Todos os Direitos Reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário